Em um episódios do seriado americano “Friends”, Phoebe tenta convencer Joey de que existem pessoas genuinamente altruístas. O argumento de Joey é que as pessoas somente são caridosas porque isso as faz sentir bem, então não deixam de ser egoístas. Ao longo de todo o episódio, Phoebe realiza boas ações para convencer Joey do contrário, mas sempre sente-se melhor depois de realizá-las e termina não persuadindo o amigo.
O trabalho voluntário beneficia tanto quem pratica como aqueles que o recebem. Portanto, não somente as pessoas caridosas, a exemplo da Phoebe, mas também os egoístas, semelhantes ao Joey, praticam voluntarismo. Os generosos tendem a ser voluntários independentemente das possíveis vantagens que isso pode lhes conceder. Por outro lado, se você é do time Joey, listamos 5 incentivos práticos para você aderir ao trabalho voluntário:
Todo trabalho requer alguma habilidade para ser executado, por mais simples que seja. Se você passar o dia ajudando em uma creche, vai aprender a conviver melhor com crianças; ao participar em preparo e doação de refeições, aprende novas técnicas de culinária; ajudar em projetos artesanais amplia os conhecimentos sobre reparos no geral; dar aulas gratuitas para estudantes mantém os conhecimentos sempre atualizados; e assim por diante.
Participar de atividades voluntárias é uma excelente forma de conhecer novas pessoas. Interagir com outros voluntários e ajudar outras pessoas é compartilhar uma experiência diferente, de colaboração em favor de um objetivo maior. Esses relacionamentos podem vir a ser amizades verdadeiras, novas paixões ou oportunidades profissionais. Ou seja, você não tem o que perder!
Jovens profissionais, com pouca experiência profissional, podem indicar trabalhos voluntários no currículo. Isso evidencia proatividade para os recrutadores. Afinal, voluntários são trabalhadores motivados não pelo retorno financeiro, mas sim pela superação de um desafio. Adicionalmente, colegas que participaram das atividades solidárias com você podem ser referências para seu futuro empregador.
Todo trabalho voluntário possui um objetivo final, por isso mobilizam recursos financeiros, humanos e materiais. Contribuir para realização desse objetivo e, ainda mais importante, ajudar alguém é imensamente recompensante. Você pode se surpreender com o que pode ser alcançado por um conjunto de pessoas bem motivadas.
Ao concluir uma atividade voluntária, provavelmente você se sentirá mais motivado a enfrentar desafios pessoais, sejam eles praticar exercícios, organizar um cômodo bagunçado ou iniciar um projeto de artesanato. Essas atividades dependem mais da vontade própria do que de fatores externos (dinheiro, senso de dever ou responsabilidade), por isso podem ser considerados desafios pessoais.
Vivenciar realidades diferentes permite uma visão mais ampla das dificuldades que enfrentamos. Quando encontramos pessoas mais necessitadas, passamos a valorizar o cotidiano e as pequenas coisas que normalmente ignoramos. Ser grato pelo que temos e conquistamos é parte de sentir-se feliz. Enfrentar as dificuldades com otimismo, reclamar menos dos problemas e sentir-se grato pelos privilégios que temos são todos aprendizados que o trabalho voluntário ensina.
Pesquise oportunidades de voluntariado na sua cidade, você vai ganhar muito mais do que imagina. Se você já é um, compartilhe sua experiência conosco nos comentários.