Está no ar a oitava edição da Newsletter Lendo o Brasil em 2025. Este mês, um romance, um livro de poemas e um trabalho acadêmico. Para ler, clique aqui!
Está no ar a sétima edição da Newsletter Lendo o Brasil em 2025. Este mês, um romance regionalista sobre a seca e crônicas cosmopolitas, mas quase poéticas. Para ler, clique aqui!
Está no ar a sexta edição da Newsletter Lendo o Brasil em 2025. Este mês, no clima junino, com uma expedição para o sertão, interior do Brasil. Vamos? Clique aqui!
Está no ar a quinta edição da Newsletter Lendo o Brasil em 2025. Este mês, com uma expedição que começa na cidade grande, no final do século XIX, e termina na floresta, em pleno século XXI. Vamos? Clique aqui!
Está no ar a quarta edição da Newsletter Lendo o Brasil em 2025. Este mês, com três Estados e Regiões diferentes, três mulheres e três décadas em foco. Uma viagem no tempo e no espaço, acompanhada de autoras brasileiras distintas, cada uma com seu estilo autêntico. Vamos? Clique aqui!
Projeto de leitura e resenhas de obras das 27 Unidades Federativas do Brasil. Acompanhe a edição de março clicando aqui.
Projeto de leitura e resenhas de obras das 27 Unidades Federativas do Brasil. Acompanhe a edição de fevereiro clicando aqui.
Projeto de leitura e resenhas de obras das 27 Unidades Federativas do Brasil. Acompanhe a edição de janeiro clicando aqui.
A história da China é milenar e não poderia ser resumida em um artigo curto, mas os principais agentes da transformação recente podem, leia aqui.
Não seja cúmplice, denuncie a violência contra a mulher. Leia mais.
Conto escrito para uma grande amiga, dotada de uma mente curiosa e indomável. Clique aqui.
Este ano o blog completa 5 anos. Essa é a quarta retrospectiva consecutiva. Meu lema segue inalterado: Ninguém pediu, mas eu continuo fazendo! Confira aqui.
Até quem não bebe café, participa do cafezinho, porque nunca é apenas pelo café. É sobre as pequenas pausas para pensar na vida. Leia mais.
Se você acha que metodologia científica é uma grande perda de tempo e tudo se resolve na prática, é melhor ler este post. Se conhece alguém que pensa assim, pode compartilhar esse post. Leia mais.
Filtros cor-de-rosa são vieses populares que nos distanciam de uma vida com mais intenção. Tal como nas redes sociais, a realidade é sem filtros. Leia mais neste post.
As leis que não regem o comportamento dos corpos imateriais. Leia mais.
Crônica para ler no cafezinho. Clique aqui.
Trovas são pequenos poemas de uma estrofe só, com quatro versos em redondilha maior, com rimas alternadas. Eu faço trovas, pois, como ensina Luiz Otávio, Rei da trova no Brasil:
Meus sentimentos diversos
prendo em poemas pequenos;
quem na vida deixa versos,
parece que morre menos.
Leia mais trovas autorais.
Leia dicas do renomado psicólogo organizacional, Adam Grant, sobre como adquirur atitudes inovadoras neste artigo.
Os trinta anos deixam a gente balançada. Leia mais.
Um conto desencantado e ilustrado, para adultos. Leia aqui.
Esta leitura foi recomendação de uma grande amiga, a qual admiro. Ela diz que temos muito em comum, e isso é uma honra para mim. Eu li o livro e entendi o que ela quis dizer, nós somos mesmo muito parecidas. Talvez você faça parte dessa turma e esse livro te interesse. Saiba mais.
Esta crônica começa com uma música do Belchior, termina com um bolo de Cora Coralina e não fala dada de importante. Se tiver tempo de sobra para gastar, e somente neste caso leia mais.
Há alguns anos faço um post especial em homenagem ao dia internacional da mulher. Normalmente com muitas referências, argumentos bem construídos, polido e politicamente correto. Este ano faço apenas um desabafo. Leia mais.
Você já escutou o dizer: "tudo dá certo no final, se não deu certo ainda, é porque não chegou ao fim"? É de autoria de Fernando Sabino, um dos nomes mais conhecidos da literatura mineira. Leia neste post a resenha crítica de O Grande Mentecapto.
Você se lembra da operação de resgate de um time de futebol juvenil na Tailândia em 2018? Este livro foi escrito por um dos responsáveis pelo sucesso do esforço internacional empreendido, que salvou as 13 vidas presas na caverna alagada pelas chuvas. Leia as lições que essa experiência de gestão de crises ensinou.
Ser carismático é um dom ou uma capacidade adquirida? Para o Professor HOC, o carisma é um tipo de inteligência resultado da soma de outras três: emocional, social e contextual. Como toda inteligência, é uma faculdade e não um sentido inato, ou seja, pode ser estudada, aprendida e, ainda mais importante: aplicada! Leia a resenha da obra neste post.
Chegamos a dezembro, o mês das confraternizações e das retrospectivas. Esse post traz uma coletânea dos melhores conteúdos que encontrei. Confere aqui.
Afinal, o que as mulheres desejam? Em "O Casamento de Ragnell e Gawain" a noiva responde: soberania sobre as próprias decisões. Por que as mulheres se irritam? Leia neste conto.
Este conto foi inspirado naquela música do Chico: "Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã". Leia a íntegra no post.
Dia sete de setembro, a data nacional brasileira, este ano completando duzentos anos da Proclamação da Independência, a emancipação do domínio português. Para padrões dos Estados Nacionais Modernos, ainda somos jovens, talvez adolescentes. Para além da historiografia oficial, considerando a geografia, biologia e populações nativas, somos bem mais experientes. Nesta data importante, cabe a reflexão: Onde está a verdadeira sabedoria brasileira? Leia a homenagem neste post.
O soneto das estrelas de Bilac e as canções de Belchior são boas companhias para noites escuras em claro. Estes são os lunáticos Srs. B para os quais vale a pena dar ouvidos: suas ficções são belas e não pretendem ser reais. Leia o conto neste post.
Música é poesia, poesia é literatura. Compositores são escritores. Alexandre Magno Abrão, o Chorão do Charlie Brown, deixou álbuns de poesia, harmonizado com melodias que são conhecidos por jovens, adultos e idosos de várias gerações. Um grande artista, como fã, deixo neste post uma homenagem, leia.
8 de março de 2022, Dia Internacional das Mulheres. Nesta data especial, compartilho minha experiência pessoal e deixo uma homenagem singela aos seres femininos do planeta. Leia mais.
Autoconhecimento e crescimento pessoal são temas tendência na atualidade. Você já parou para refletir sobre o que significam para você? Considera isso importante, ou apenas mera frescura e modismo? Esse post traz contribuições sobre esse assunto.
O noticiário informa, mas as crônicas são os autênticos registros do espírito cotidiano, feitas por gente que gosta da gente e também entra na fila do pão. Leia mais neste post o porquê de se ler crônicas.
Cora Coralina escreveu um poema que diz: "Bondade também se aprende". Deixo aqui a lista das obras que me ajudaram a terminar 2021 com uma versão sutilmente melhor que 2020. Confira neste post.
Conviver com a própria espécie é difícil, mas conviver entre espécies é um desafio novo para mim. Como uma caminhada terapêutica se transformou em uma batalha entre mim e um passarinho, leia neste post.
Carolina Maria de Jesus é considerada uma das grandes escritoras brasileiras da modernidade. Foi alfabetizada por sorte e caridade e sofreu a companhia da fome e da miséria em uma das primeiras favelas de São Paulo, no começo dos anos 1950. Deixou seus relatos nos diários, descobertos por um jornalista, que foram publicados em 1960. É dela a citação "O livro é a melhor invenção do homem". Em homenagem ao dia da consciência negra, leiamos o testemunho dessa mulher, com o devido respeito que não recebeu em vida. Confira trechos do livro no post e adicione a obra em sua lista.
Uma obra prima produzida pelo que considero o maior historiador contemporâneo no Brasil. Cada parte do livro compreende um século, iniciando em 1500, seguindo até 2017, e oferece uma análise das políticas econômicas no Brasil, contextos político e social e resultados observados. É uma obra riquíssima em informações e interpretações originais e coerentes. A resenha ainda não está completa, estou revisando a obra aos poucos (como ela merece), e gradativamente atualizarei este post.
... tanto bate até que fura! Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. A sabedoria popular traz a tona uma reflexão sobre qual é a medida certa entre dor e prazer; força e vulnerabilidade. Leia mais sobre esses devaneios neste post.
Cecília Meireles ficou mais conhecida pelas poesias e literatura infantil, mas sua bibliografia não se resume a isto. É lida e relida por gerações de brasileiros desde os primeiros anos até a maturidade, mesmo sem saber. Não é exagero considerá-la entre os maiores nomes da poesia brasileira. Sua maior obra poética foi "O Romanceiro da Inconfidência", na qual os acontecimentos históricos são narrados em versos, seguindo o rigor e a beleza da arte literária, sendo todos verídicos. Sem mais delongas, deleite-se com Cecília.
A poesia foi o melhor dos remédios para a alma que encontrei nos últimos anos. A literatura já era amiga antiga, mas passei a dedicar também mais tempo a ela. Como muitos, tinha dificuldade de me conectar com os versos. Felizmente, superei essa barreira e hoje sou privilegiada de conseguir desfrutar da experiência de conVersar. Leia mais neste post.
Sempre mantive o hábito de fazer resenhas e fichamentos de leituras indicadas por professores. Na pós-graduação, comecei a publicar artigos-resumo sobre temas de interesse dos estudantes, contribuindo para um blog de internacionalistas (infelizmente já encerrado). Desde que inaugurei esse espaço, busco publicar conteúdo original, mas, relendo minhas produções antigas, senti que algumas ainda são relevantes, e merecem ser compartilhadas. Confira a mais popular neste post.
Em 2021 faz 10 anos que entrei na faculdade. Os anos da primeira graduação foram especiais e muito bem acompanhados. Deles, trago boas memórias, amizades e lições: das aulas de economia aos reencontros frequentes, inspiro-me para "cronicar". Leia mais.
Este post inaugura uma nova série de textos. A proposta serve para diversificar os formatos de conteúdo compartilhados por aqui. Crônicas são mais tolerantes com quem as escreve, aceitam desabafos descomprometidos, sem perder o bom-humor. Leia a inaugural!
A vida é uma quadrilha, uma ciranda, um São João danado de bom. Este ano não teremos festas juninas, pela segunda vez consecutiva, enquanto persiste o isolamento social. Sorte termos os livros, para nos distrair e nos ensinar a dançar melhor! Leia a resenha de Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles, e venha se balançar.
1º de Maio é o dia do trabalhador e o dia da Literatura Brasileira. Para celebrar a dupla comemoração, eis a segunda resenha da série sobre os personagens mais icônicos de nossos romances. A estrela da vez é o trabalhador e cidadão exemplar, Policarpo Quaresma. Leia mais.
Personagens de grandes obras brasileiras oferecem um catálogo antropológico dos conterrâneos ao longo da história. São parte das nossas cultura, rotina e personalidade. Esta série dedica-se a conhecê-los um pouco melhor. Leia mais sobre Brás Cubas, o defunto autor.
Recomeçar é preciso; prometer e perdoar fazem parte do caminho, desafiam-nos. "Posso te prometer o amanhã, mas não posso comprar o ontem de volta" - Bon Jovi. Leia mais.
No que consiste dizer que alguém é um ser humano pleno, ou seja, possui a condição humana? Hannah Arendt (1906 - 1975), importante filósofa crítica, dedicou um de seus trabalhos mais relevantes a essa questão. Adianto: resenha é extensa, visto a complexidade do tema. Leia aqui.
Oito de Março, guarde esta data. Compre flores, homenageie suas ídolas, conscientize-se. Se precisar de ajuda para conseguir fazer tudo isso, leia esse post.
"Você só precisa aprender a ser uma pessoa mais equilibrada". Uma resposta fácil e coringa, para uma diversidade de aflições humanas. Desconfio que eu e o equilíbrio brincaremos de pique-esconde infinitamente. E você, já encontrou o seu? Trabalho demais; preguiça demais, nunca na medida certa. Fique tranquilo, não é só você que deixa a canoa virar. Leia mais.
Em 2019 o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo. O melhor remédio que encontrei para esse mal foi a arte: preventivo e curativo. Leia mais.
"Ando tão à flor da pele, Que o meu desejo se confunde, Com a vontade de não ser, Ando tão à flor da pele, Que a minha pele tem o fogo do juízo final". Pessoa, um melancólico declarado como eu, já sabia que: "E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm". Se você também é um melancólico e gosta de belas citações, leia este post.
"Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo..." - Rubem Braga. Nessa quarentena não resisti o impulso de me achar ridícula. Rindo de mim mesma, sei que não estou sozinha. Compartilho minhas bobagens neste post.
Como falar para uma pessoa que ela não é mais útil, que seu trabalho não é mais necessário? Ainda que ela seja um(a) funcionário(a) dedicado(a) e competente, exemplar em todos os aspectos imagináveis, outros trabalhadores mais produtivos, disponíveis 24h/dia, todos os dias da semana, podem realizar suas funções por um custo muito menor. Seria desumano pedir tal dedicação a alguém. Leia mais.
Em poucos dias, começa 2021. Um ano que traz consigo uma dose extra de esperança. A minha lista de desejos e dicas para fazer do ano novo o melhor que pudermos você pode conferir aqui.
Depois de tantos relatórios e estatísticas, tantas crises e tantas esperas: uma lista apenas de coisas boas de 2020! Confere o post.
Refletir sobre justiça não é um exercício fácil. Envolve dilemas que não possuem respostas absolutamente certas ou erradas. Ainda assim, por mais que o ideal de justiça neutra, moral e boa seja utópico (porque é não consensual e político por natureza), ele deve ser debatido sempre. Evoluir como espécie requer tempo e adequação constante e ininterrupta ao meio; evoluir como sociedade também. Vamos pensar? Confere este post!
Precisamos salvar o planeta! Mas você já sabe disso, não é mesmo? A novidade é que ser sustentável também é um bom negócio, quer ver? Leia mais!
Conhece aquele ditado: "A curiosidade matou o gato"? Pois é, eu acho que ele é uma enorme mentira. A curiosidade faz muito bem! O que mata, de verdade, é aceitar aquela velha opinião formada sobre tudo, bem disse Raul. Perguntar faz bem, saiba mais sobre porquê nesse post.
Nas troca de farpas entre EUA e China e as gigantes da tecnologia no alvo do Congresso Americano, outras empresas passam mais despercebidas. Isso talvez faz com que elas, mais do que aquelas que estão todo dia nas manchetes, sejam as grandes super-corporações do mundo contemporâneo. Leia mais neste post.
Você imagina que consegue listar todas as pessoas e instituições em quem confia no dia-a-dia? Será? Você confia na empresa que fabrica seus alimentos ou confia no selo do Ministério da Agricultura e da Anvisa que garante a qualidade do produto? As pessoas que avaliam quem pode ou não ter tal selo e os critérios que utilizam são confiáveis? E nos bancos, você confia? Particularmente acredito ser impossível elaborar tal lista. Confira mais nesse post.
A história das civilizações é necessariamente a história de tentativas de adequação ou modificação de ambientes pela humanidade. No livro de Felipe Fernandéz-Armesto a definição de civilização tem como parâmetro as modificações promovidas pelas diferentes sociedades ao longo da história no ambiente. A história das civilizações, se confrontada com a história da terra, da natureza, da vida, é apenas um detalhe, quase insignificante. Leia mais sobre essa reflexão neste post.
Em momentos de crises as lideranças políticas, econômicas e sociais tornam-se o foco das atenções, a pandemia da COVID-19 seguiu esse padrão. Enquanto algumas organizações, públicas e privadas, destacam-se oferecendo alternativas inovadoras para as dificuldades; outras vão na direção oposta e mais contribuem para intensificar as consequências negativas. Leia mais.
Ler a biografia de Irineu Evangelista de Souza (Visconde e Barão de Mauá) é uma experiência interessante, que oscila entre memoráveis desafios, riscos, fracassos e sucessos. A trajetória do primeiro e maior industrialista brasileiro, no Século XIX, oferece conhecimentos e fatos que auxiliam a entender muitos aspectos corriqueiros da economia nacional. O talento e os esforços de pesquisa de Jorge Caldeira, autor do livro, são dignos de exaltação. Leia mais neste post.
Estava esperando uma amiga, perambulando na livraria. Um dos livros em destaque chamou-me atenção, não pelo título, mas pelo autor: Bertrand Russell. Ele foi um dos filósofos que estudei ainda na faculdade. Fiquei surpresa em saber que a sua formação acadêmica original foi matemática. O título do livro, “A Conquista da Felicidade”, não é seu ponto forte. Ainda assim, as lições que traz são de grande valor. Confira o motivo nesse post.
O tempo e o espaço possuem, cada um, o seu ritmo. A relatividade, tão complexa de entender na física, é facilmente percebida na vida cotidiana. Uma breve reflexão é capaz de ilustrar aquilo que, consciente ou inconscientemente, muitos experimentam. Confira neste post.
Final de ano é um momento de reflexão e planejamento. É uma oportunidade de buscar novos objetivos e desejos. Particularmente, busco me propor novos desafios todos anos e metas periódicas para avaliar meu desempenho. Ao final de 12 meses, pondero se é vantajoso manter os hábitos ou não, e reflito sobre quais novas rotinas poderiam me ajudar a chegar ao final do ano mais realizada. Dessa tradição, nasceram alguns hábitos, indico cinco deles neste post: leitura, diário, podcasts, cuidados pessoais e artes. Confira.
Em 2012 encontrei o livro “A Ascensão do Dinheiro” em oferta na livraria. Conhecia a qualidade do seu conteúdo, por isso, não hesitei em comprar. Entretanto, como já havia assistido ao documentário baseado na obra, adiava sua leitura. Sete anos depois, termino essa leitura com muita satisfação. Leia esse post para saber mais!
Brasília foi inaugurada em 1960. Meus avós, nascidos antes disso, vieram para cidade explorar as novas oportunidades. A irmã mais velha do meu pai, segundo conta minha avó, foi a segunda bebê a ser registrada na cidade, mas talvez tenha sido a primeira a nascer. O nome composto “Gabriela Cilda”, além de super original – não conheço nenhuma outra – é uma homenagem a ela. Nasci, fui criada e moro em Brasília. Uma autêntica local. Apenas recentemente aprendi o valor que isso tem. Confira mais sobre essa história nesse post.
Alcançar a maturidade não é uma questão de acumular idade, mas sim experiências. Por esse motivo, o vocábulo “maturidade” não me parece adequado. Ao contrário, “maturiência”, apesar de não existir na língua portuguesa, traduz mais fielmente a ideia pretendida. Leia mais.
Ganhei o livro “Como as democracias morrem”, escrito por dois professores de Harvard, Steven Levitski e Daniel Ziblatt. A obra discute de forma bem fundamentada um assunto pertinente: a crise da democracia em escala mundial. É certo que também possui uma carga ideológica-partidária sobre as eleições de Trump nos Estados Unidos, mas longe de ser dogmático, trata-se de um trabalho argumentativo bem feito. Neste post compartilho aquilo que mais chamou minha atenção. Confira.
Recentemente finalizei a leitura do primeiro volume da obra-prima de Miguel de Cervantes: Dom Quixote. Confesso que foi necessária alguma persistência para concluir o livro, pois o estilo típico dos romances de cavalaria, comum ao Século XVII, é um tanto cansativo.
Ainda assim, o esforço valeu a pena e rendeu algumas gargalhadas. Por diversas razões, o texto continua sendo uma crítica social atual. Nesse post explico o porquê.
Imagine que antes dos 30 anos você conquistasse uma fortuna. O que faria com o tempo de via restante? Inspire-se na história de duas personalidades que, quando confrontadas com esse dilema, optaram por começar um novo desafio. Saiba mais.
No dia 20 de maio de 2019 faleceu Niki Lauda, um dos grandes nomes do automobilismo mundial. Sua dedicação à profissão, conhecimento técnico e respeito ao espírito competitivo foram invejáveis. Conheci sua história em um excelente filme, saiba mais.
Quando o assunto é viagem, as duas perguntas mais comuns são: “para onde?” e “com quem?”. Desde que decidi morar sozinha, comecei a planejar minhas próprias viagens, independente de companhia. Conhecer novos lugares é bom, seja com família, parceiros, amigos ou consigo. Você já experimentou viajar sozinho(a) ou acha esquisito? Além de divertida, essa experiência pode ser muito enriquecedora. Confira neste post.
Sempre gostei de ler biografias, mas nunca tive curiosidade de ler sobre essa personalidade. Após recomendação, finalizei a leitura da biografia de Benjamin Franklin com muita satisfação. Foi uma leitura longa em meio a um período atarefado para mim, mas valeu cada página. Confira um pouco mais sobre o livro neste post!
Cuidados pessoais requerem disciplina para fazer as coisas chatas e difíceis que são boas para nós. Cuidado pessoal não é indulgência. Cuidado pessoal é disciplina. Descubra mais sobre essa ideia no post.
Cada geração experimenta tendências, defende certezas absolutas e briga por valores de seu tempo. A rebeldia é típica da juventude, não da geração. Tanto na vida pública como na privada, o conflito entre gerações é sempre presente. Se está vivendo um momento semelhante, esse post pode ser útil para você. Confira.
O trabalho voluntário normalmente está associado a grupos religiosos, que realizam distribuição de refeições gratuitas, doação de roupas e assistência familiar. Existem, também, muitas outras alternativas para quem não é adepto de nenhuma religião e deseja ajudar. Doar roupas, brinquedos e outros aparelhos antigos e sem uso para instituições de caridade é uma atitude positiva, mas doar seu tempo pode ser mais recompensador do que você imagina. Descubra aqui algumas das vantagens de ser voluntário.
A luta das mulheres pela igualdade de direitos é amplamente conhecida. O feminismo, atualmente, tornou-se mais diversificado e conta com correntes moderadas e radicais. Entretanto, essa discussão não é o objetivo deste post.
Ser produtivo é o desafio dos profissionais do século XXI. Com auxílio da tecnologia da informação, os novos ingressantes do mercado de trabalho possuem mais qualificações do que antes. Um exemplo prático é a quantidade de jovens com acesso à educação superior. Segundo dados do Censo realizado pelo IBGE em 2010, 7,9% dos brasileiros possuem diploma universitário. Pode não parecer muito, mas em 2000 a estimativa era de 4,4%.
Como garantir competitividade nesse novo cenário? Esse post apresenta algumas alternativas, confira.
O esporte é uma combinação de lazer, disciplina e superação. Sempre esteve presente na minha rotina, antes por imposição, posteriormente por necessidade e recentemente por paixão. Praticar qualquer atividade física era uma exigência de meus pais, por isso passei pela natação, jazz, tênis, equitação, sem nunca encontrar grande empolgação.
Jamais imaginaria a mudança que estava a minha espera. Leia mais sobre essa história.
A leitura é um hábito que traz resultados valiosos. Além de fornecer conteúdo e erudição, é um exercício importante para o desenvolvimento de outras habilidades, como a escrita, o pensamento crítico e conhecimento do idioma. Como todo hábito, exige prática: quanto mais cedo começar, melhor.
Quer saber como incentivar crianças e adolescentes a tornarem-se leitores? Esse post pode ajudar.