Sustentabilidade é uma palavra que está na moda. Aquecimento global, queimadas, crises ambientais, enchentes, desmatamento... a lista de assuntos relacionados é longa. A boa notícia é que existem projetos, investimentos e pessoas extremamente comprometidas em fazer do mundo um lugar melhor.
A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados em 2015. Antes disso muitas conferências para compreender os impactos ambientais do nosso estilo de vida já soavam o alerta. Mudar hábitos pode parecer difícil e seus impactos pequenos demais para justificar o esforço. Entretanto, essa linha de pensamento é egoísta e está nos levando a um futuro escuro.
O poder de mudança está nas nossas mãos. Cada um pode ajudar e todo impacto positivo é um passo na direção certa. Sem muito esforço, você pode contribuir. Além de preservar o meio ambiente e favorecer a reversão dos efeitos do aquecimento global, estas medidas beneficiam a economia financeira, organização doméstica, ampliação do conhecimento, eficiência energética, ganho de saúde e qualidade de vida.
Mesmo que a sustentabilidade não seja um objetivo atrativo para você, adote os hábitos a seguir em prol do seu bem-estar. Faço um apelo: CLIMA-TE, por você, pela sua família, pelo planeta! Meu objetivo é mostrar que adotar um estilo de vida mais sustentável é um bom negócio, espero que meus argumentos te convençam a adotar todos (ou pelo menos alguns) desses hábitos.
CLIMA-TE (ou climate, clima em inglês) é um mnemônico para nos ajudar a estar atento aos setores e atividades que mais prejudicam nosso planeta, atualmente: Consumo, Lixo, Instrução, Manufaturas, Alimentação, Transporte e Energia.
Para sobreviver, precisamos reaprender a colaborar, resgatar o extinto senso de comunidade que deu início aos pequenos assentamentos e comunidades de humanos. A canção “Será” de Legião Urbana é uma obra de arte, muito popular apesar de poucos refletirem sobre sua poesia. As estrofes seguintes propõem uma reflexão que, ainda hoje e especialmente agora, é super atual.
Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação?
Serão noites inteiras
Talvez por medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Pra que esse nosso egoísmo
Não destrua nossos corações
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?