Recomendo dois vídeos do TED Talks para profissionais ambiciosos. O primeiro é uma entrevista com Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla, SpaceX e Solar City; o segundo, com Jeffrey Skoll, fundador do eBay e Participant Media (produtora responsável por filmes premiados, como Green Book, Spotlight, Histórias Cruzadas e muitos outros). Chamou atenção que eles, apesar do sucesso nas primeiras empresas, não sentiram-se satisfeitos nem acomodados com a boa vida que poderiam financiar. Ao contrário, iniciaram novos desafios.
Estar constantemente incomodado, desconfortável e intrigado parece ser um elemento importante para o sucesso. Por um momento imaginei-me na posição de Elon Musk após obter pessoalmente USD 165 milhões com a venda do PayPal para o eBay (coincidentemente, empresa fundada por Skoll), pelo total de USD 1,5 bilhões, ainda em 2002. Que maravilha, não? Com apenas 31 anos de idade possuir tal patrimônio! Da mesma forma, Jeff Skoll, em 1998, com 33 anos, vendeu sua participação no eBay por USD 2 bilhões.
O que eu faria? Viveria com o rendimento desse patrimônio apenas aproveitando o melhor que o dinheiro pode comprar? Muito provavelmente, sim. Mas será que depois de algum tempo uma vida sem propósito não se tornaria entediante?
O que levou Musk e Skoll a serem bem sucedidos e, depois disso, continuarem empreendendo, com outros objetivos?
Acredito verdadeiramente que pessoas bem sucedidas tomam atitudes não apenas para obter um ganho financeiro. Elas acreditam que podem fazer a diferença no ambiente em que estão inseridas e seguem um propósito. Alcançar esse objetivo torna-se, então, a justificativa para todos seus esforços, sacrifícios e investimentos.
Mais do que isso: elas fazem o seu melhor, sempre. Mesmo quando o sucesso parece garantido pelo resto da vida, continuam buscando formas de serem melhores e de fazerem mais. Se fossem motivadas exclusivamente pelo dinheiro, decidiriam aposentar-se após as primeiras vitórias. No lugar de viver dentro da zona de conforto, elas vivem no “campo de batalha”.
A lição que tirei desses vídeos foi de estabelecer desafios sobre os problemas que acredito serem os mais urgentes para mim e para o ambiente em que vivo: encontrar um propósito pelo qual lutar, tanto pessoal, como familiar e social. Fazer com que minhas ações e esforços tenham valor e propósito não somente para mim, mas para os outros ao meu redor também.
Ser bem sucedido possui significados diferentes para cada um. Mas ter sucesso, independentemente de qualquer objetivo final, requer sair da zona de conforto e constantemente aceitar novos desafios. Permanecer inerte leva ninguém a lugar nenhum, ou pior.