Para o Professor HOC (Heni Ozi Cukier), a Inteligência do Carisma (obra disponível para leitura gratuita no acervo da BibliOn) representa o conjunto de três outras inteligências: emocional, social e contextual. Cada uma delas possui relação com as frentes de atuação de um exército: operacional, tático e estratégico (referência à obra clássica "A Arte da Guerra").
O carisma é uma habilidade e não um talento. Isso significa que pode ser treinado e adquirido. Existem temperamentos e personalidades que conseguem mais facilmente adquirir a habilidade do carisma, porém, ele é acessível a todos.
Análogo ao nível operacional da Arte da Guerra. Habilidades para se desenvolver:
Foco interno: autocontrole, capacidade de adaptação, orientação para resultados e otimismo.
Autoconhecimento: autoestima, autoconfiança e consciência emocional.
Autogestão das emoções e sentimentos: informar a si e aos outros, verbalmente ou por meio de comportamentos e atitudes, sobre os próprios sentimentos.
Desafio: decidir/ conhecer os próprios valores e intenções, pontos fortes e fracos, objetivos e desafios.
Análogo ao nível tático da Arte da Guerra. Habilidades para se desenvolver:
Foco social: capacidade de identificar e compreender as reações do interlocutor.
Gestão de relacionamentos interpessoais: desenvolver e manter relações mutuamente benéficas, justas e respeitosas.
Empatia: ter em consideração as emoções e sentimentos do outro no momento de tomar decisões e de se comunicar.
Comunicação verbal e corporal: dominar recursos de comunicação para transmitir a mensagem necessária da forma mais eficiente possível.
Influência: capacidade de argumentar e defender ideias de forma assertiva, com objetivo de recrutar adeptos/ recursos e não gerar conflitos.
Desafio: comunicar-se de forma eficiente, com objetivo na mútua compreensão e na construção de pontes, não de provocações e/ou conflitos.
Análogo ao nível estratégico da Arte da Guerra. Habilidades para se desenvolver:
Foco estratégico: enxergar o que está além da superfície, encontrar correlações e impactos entre elementos presentes no mesmo contexto, mesmo que aparentemente desconexos.
Visão estratégica: possuir uma imagem nítida de onde se deseja chegar e do caminho a ser percorrido, ser capaz de transmitir essa visão aos demais.
Comunicação estratégica: capacidade de entregar a mensagem da forma correta, adaptando a ênfase e os recursos usados a depender da audiência, de forma a conquistar não apenas a atenção e a compreensão, mas também o respeito e a confiança.
Destreza contextual: capacidade de compreender as macro e micro culturas de cada ambiente e implementar, de forma dinâmica e flexível, recursos de espelhamento na apresentação pessoal, sem perder a autenticidade, de forma a vencer as barreiras contra o "externo/ diferente" nos diversos contextos. Em outras palavras, possuir "jogo de cintura", ou "saber dançar conforme a música".
Desafio: sensibilidade aos códigos culturais presentes em cada ambiente e adaptabilidade/ respeito/ interesse por eles.
Os capítulos do livro detalham exercícios e exemplos de cada habilidade listada, de forma a contribuir com o leitor para o desenvolvimento das mesmas.
Identificar as lacunas entre a percepção pessoal e a autoconsciência é uma forma de avaliar e identificar quais habilidades são mais presentes e/ou ausentes no "nível" de carisma pessoal. Estratégias:
Pedir feedback e estar preparado para ouvir a resposta honesta, escolher pessoas que considera admiráveis e convivem o suficiente com você.
Estar atento à reação das pessoas.
Observar mudanças de comportamento e tratamento e buscar identificar os motivos/ gatilhos.
Faça uma atualização constante das pessoas que você considera as mais próximas/ íntimas, além dos membros familiares.
Com base em avaliações de terceiros sobre pessoas consideradas carismáticas, alguns adjetivos/ qualidades são mais associados à uma das três inteligências componentes do carisma.
Nível pessoal mais forte: brilho, autenticidade, paixão, caráter, integridade, segurança, confiança, compaixão. Pessoas que conseguem revelar os aspectos mais positivos da personalidade.
Nível social mais forte: presença, atração, afinidade, primeira impressão positiva, credibilidade, convencimento, respeito, admiração, engajamento, poder, liderança. Pessoas que facilmente conseguem atrair atenção e interesse dos demais.
Nível contextual mais forte: visão, coerência, dinamismo, fluidez, leveza, naturalidade, integração, sensibilidade, destreza/ habilidade em situações difíceis. Pessoas que são consideradas referências por alguma habilidade/ conhecimento, normalmente consultadas para tomadas de decisão.
Visão e Brilho: Steve Jobs;
Brilho e Presença: Ivete Sangalo;
Presença e Visão:" Bill Gates;
Carismáticos: Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Dalai Lama, Churchill, Sílvio Santos, Oprah Winfrey, Ronald Regam e Bill Clinton.
Desafio da "remotização" das relações e das iterações mais intensas com inteligência artificial para a evolução da capacidade de manter relações humanas, essenciais para manutenção da vida em sociedade. Realidade virtual cria bolhas e reforça posturas intolerantes. Tecnologia é um recurso importante, mas também traz riscos.