Todo ano faço uma retrospectiva dos conteúdos com os quais passei a maior parte do tempo. Isso serve dois propósitos: o primeiro, avaliar se o uso desse tempo faz sentido; o segundo, dar destaque e compartilhar aquilo que encontrei de melhor.
Comecei esse blog em dezembro de 2018, este mês o projeto completa 5 anos! Foi a partir do segundo ano que as retrospectivas começaram. Confira as retrospectivas de 2020, 2021 e 2022.
Por que eu comecei esse blog?
Em janeiro de 2017, assumi o desafio de começar a ler, pelo menos, um livro pro mês que não tivesse relação com obrigações de estudo ou trabalho. Desde então, mantenho essa meta. Com muito orgulho posso afirmar que sempre termino o ano com mais de 12 livros lidos. Isso fez toda a diferença. Eu mudei, para melhor, e vivo mais feliz do que antes.
Desde a faculdade, tenho o hábito de fazer resenhas das coisas que leio, para resgatar mais fácil ideias e referências. Minha memória é boa, devo admitir, mas eu não sou imprudente ao ponto de confiar sempre nela. Confio, desconfiando, e as resenhas servem para isso: validação.
Ao longo de 2017, senti que não fazia muito sentido resenhar tudo que eu lia. Se fosse manter essa tradição, seria mais difícil cumprir a meta de leitura. Então, decidi que faria anotações sobre as obras mais relevantes para mim. Ao ler no Kindle, é possível destacar trechos e fazer breves comentários: tudo isso é salvo automaticamente em um arquivo de notas. Contentei-me com isso.
No final de 2018, depois de acumulado algum repertório de leitura, senti vontade de escrever breves artigos sobre as reflexões provocadas pelos livros. Comecei a ligar os pontos entre as obras e as minhas próprias experiências de vida. Foi quando percebi o poder dos livros: eu estava tomando decisões mais maduras, oportunidades começaram a surgir, fiz novas amizades e me reaproximei de outras antigas... Tudo isso, eu acredito, foi consequência do hábito da leitura.
Então, meu conselho será sempre esse: leia mais.
Este ano não vou me estender, farei apenas três categorias de três finalistas cada (3x3), com um bônus literário, totalizando 10 indicações de livros, podcasts e aplicativos.
Em 2023 dei preferência para livros escritos por mulheres ou sobre mulheres.
O primeiro livro publicado por uma mulher negra no Brasil, em 1859. O livro traz uma narrativa leve, mas toca em temas centrais e faz críticas pertinentes à sociedade brasileira. É impossível não se sensibilizar com o destino das personagens e as injustiças narradas. Apesar de ser uma obra de ficção, sabemos que a realidade foi, por vezes, muito pior. Leia de graça no BibliOn.
Uma antologia de crônicas da própria autora. Martha Medeiros é conhecida escritora e muito versátil: escreve romances, poesias, crônicas e micro textos para o Instagram. Ela tem a mente aberta, muita experiência e bagagem. Ao ler suas crônicas, senti como se conversasse com uma amiga compreensiva e mais madura. Senti como se ela me dissesse: "Eu sei colega, dá raiva mesmo, mas não perde mais tempo com isso não, tá? Supera e continua. O que vai importar é a consciência de que você fez o seu melhor". Leia de graça no BibliOn.
Ulisses, figura da mitologia grega, é muito conhecido: personagem principal da Odisseia, de Homero, narrativa sobre o retorno do herói para casa, depois de lutar por 10 anos na Guerra de Troia. Spoiler de leve: ele demora mais 17 para regressar.
A mitologia fala muito poucos sobre a Odisseia vivida por Penélope, rainha de Ítaca. Ela fica por quase trinta anos a espera do marido, com o desafio de criar o filho e assumir o governo, na Antiguidade, quando os costumes favoreciam ainda menos as mulheres. Margareth Atwood dá voz à Penélope, esposa de Ulisses, desde o submundo, para finalmente narrar a sua versão da história. É um livro pequeno e recomendado para quem já conhece as histórias de Homero: Ilíada e Odisseia.
Preciso fazer menção aos sonetos dessa poeta portuguesa. Florbela conseguiu condensar em 14 versos aflições que acompanham toda a vida de muitas mulheres inconformadas com o papel que a sociedade lhes outorga. Leia alguns nesse link.
A história do homem, do universo e seus mistérios: é assim que o anfitrião define o seu podcast de história. A sonoplastia e a narração são da melhor qualidade, isso torna a experiência muito mais especial. Confira o site do programa.
O Embaixador Lauro Moreira, cujo legado positivo na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP é amplamente reconhecido, dedica seu tempo para compartilhar com o mundo seu profundo conhecimento sobre literatura em língua portuguesa. Em cada episódio, contextualiza um autor e sua obra, fazendo declamações poéticas, com talento, e narrando os trechos que merecem destaque. Cabe aqui a menção honrosa à Lauro Moreira: ele não possui planos de assinatura premium (isso é super válido para produtores de conteúdo, pois todo trabalho merece ser remunerado), o embaixador começou esse projeto, que toma tempo e requer uma enorme dedicação, por amor a literatura. O resultado é incrível, a paixão é o ingrediente mais importante em tudo o que a gente faz! Confira aqui!
Marcela recebe convidadas para discutir questões do universo feminino. O programa já possui mais de cinco anos no ar. Em 2023, Marcela publicou o livro "Aurora: o despertar da mulher exausta", finalista do prêmio Jabuti na categoria Ciências (sim, pasmem, existe muita pesquisa científica dedicada a entender as discriminações de gênero). Na obra ela compartilha reflexões e aprendizados adquiridos com todas essas conversas, além de experiências pessoais, com o objetivo principal de divulgar essa mensagem: mulher, isso NÃO é coisa da sua cabeça! Confira aqui.
Eu já aceitei que o meu tempo de tela provavelmente será maior do que o tempo fora dela, então... que seja um tempo bem gasto!
Essa é a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. Sim, você leu certo, pode entrar, pegar emprestado, reservar, ler e devolver, sem pagar nada, nem sair do sofá. Eu sou uma enorme fã e admiradora desse projeto, ele torna acessível a leitura para qualquer um, sem desculpas. Acesse aqui.
Queria viajar, mas está sem grana? Gostaria de passear em museus e outros edifícios notáveis, como a Casa Branca? Então, enquanto faz sua poupança para desbravar o mundo pessoalmente, aproveite as experiências de realidade virtual (e os guias que explicam tudo) oferecidos pelo projeto Google Art & Culture.
A escola de um dos melhores professores do mundo está nesse site e aplicativo, de graça, em português. Sabia disso? Desde a base de conhecimento comum para todo Ensino Fundamental e Médio (reforço escolar de graça, é isso mesmo), o aplicativo ainda traz aulas sobre temas muito importantes para a vida prática: como economia e finanças, saúde e bem-estar. Para professores, a plataforma ainda traz recursos pedagógicos gratuitos para ajudar no planejamento das aulas. Confira no site e no app.